Como cultivar orquídeas em vasos de barro

Se sua duvida é como cultivar orquídeas em vasos de barro, fique aqui que vamos te responder todas as suas perguntas. Antes de tudo é preciso conhecer o tipo de orquídeas que você quer plantar no vaso. Cada espécie precisa de cuidados diferentes no vaso. Tem orquídea de climas quentes e outras de climas frios. Isso impacta diretamente na saúde da planta.

Vasos de barros tende a evaporar a água mais rápido que os vasos de plásticos. Por isso é preciso saber como cultivar orquídeas em vasos de barro corretamente. Depois que identificar o tipo da sua planta é hora de escolher o vaso.

Escolha sempre vasos com furos no fundo, isso vai ajudar a ecoar a água mais rápido. Nunca deixe acumular água no fundo do vaso, pode causar apodrecimento das raízes. O furo também serve para circular ar nas raízes levando mais oxigênio para planta.

O tamanho do vaso também impacta diretamente no desenvolvimento da orquídea. Vasos muito grandes prejudica seu crescimento. Elas gostam de espaço reduzido para compactar as raízes. Depois conforme ela vai crescendo você pode muda-la para um vaso maior. Para orquídeas de tamanho médio, o vaso de numero 14 e 15 são os ideais.

Como regar orquídeas em vasos de barro

outro detalhe importante é a forma de regar a orquídea. Os vasos de barro tende a evaporar mais rápido a água que os vasos de plástico. Por isso sempre fique atento a esse detalhe, em climas mais quentes molhe 3 vezes por semana. Mas, isso não é uma regra, faça o teste inserindo o dedo no subtrato no vaso, se estiver úmido não precisa regar, só regue se estiver seco.

Atenção, antes da floração reduza a rega para 1 vez por semana, se não fizer isso sua orquídea vai produzir brotos ao invés de flores. Mesmo que o substrato esteja seco, você deve reduzir a rega. Esse é um dos motivos mais comuns que muitos iniciantes erram no cultivo de orquídea em vaso.

Agora veja o passo a passo em vídeo como cuidar de orquídeas em vasos de barro

(Veja Também: Como plantar orquídeas em vasos de plastico passo a passo).

Duvida: Vaso De Barro Ou Plástico?

Como replantar orquídeas no vaso

Gostou Das Dicas? Conheça Também O Melhor Manual Sobre Orquídeas